Cuidado com o Suplemento de Cálcio que Usa!


Cálculos Renais

Três estudos, da UT Southwestern Medical Center de Dallas, demonstram que o citrato de cálcio é melhor absorvido do que o carbonato de cálcio, sendo efetivo na prevenção da osteoporose em mulheres recentemente na pós-menopausa.

A osteoporose, doença degenerativa dos ossos, consiste em uma grande ameaça, sendo que 40% das mulheres e 13% dos homens tendem a sofrer uma fratura óssea devido à osteoporose durante suas vidas.

Dois dos estudos avaliam a absorção dos dois compostos de cálcio, tendo sido publicados um no volume de novembro/dezembro de 1999 do American Journal of Therapeutics e outro no volume de dezembro do Journal of Clinical Pharmacology.

O terceiro, também reportado no mesmo volume do primeiro jornal, comparou o efeito do citrato de cálcio ao do placebo (substância inativa para controle do estudo) na prevenção à perda óssea.

Todos as pesquisas confirmaram os benefícios do citrato de cálcio, sendo este melhor absorvido em cerca de 22 a 27% do que o outro composto, quando administrado em jejum ou com uma refeição.

Os resultados mostram que, mesmo sob as condições mais favoráveis, o carbonato sequer se compara ao citrato de sódio, que é absorvido cerca de duas vezes e meia mais rapidamente do que a outra substância.

Dessa maneira, de acordo com esses estudos, o citrato de cálcio pode ser utilizado como forma única de tratamento na prevenção contra a perda óssea em mulheres na pós-menopausa.

Se você ou algum conhecido seu faz uso de algum tipo de suplemento de cálcio, verifique se este é um carbonato ou citrato. Dê preferência aos suplementos de citrato de cálcio, pois conforme você acabou de ler, além de ser muito superior ao carbonato, ainda não existe o risco de formação de cálculos renais, o que acontece com a ingestão de carbonato de cálcio.




Fonte: American Journal of Therapeutics, 23/11/1999

 

Leia também:

2 comentários até agora

  1. Adoreei seu blog!!
    Vou linká-lo pra manter smp o contato e as novis…
    Bjo!

  2. Obgda por retribuir a visita!

Deixe seu comentário!